Sobre Ilhéus

Cidade de Ilhéus

Ilhéus é uma cidade brasileira do Estado da Bahia. É a cidade com o mais extenso litoral entre os municípios baianos.

Ilhéus foi fundado em 1534 e elevado a cidade em 1881. É conhecido mundialmente por ambientar os romances de Jorge Amado, famoso escritor baiano, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim.

É considerada a capital do cacau e denominada por seus habitantes como a "Princesinha do Sul". Sua economia baseia-se na agricultura, turismo e indústrias. Já foi o primeiro produtor de cacau do mundo, mas depois da enfermidade conhecida como vassoura-de-bruxa, que infestou as plantações, reduziu consideravelmente a sua produção. Conhecida também como "IOS", sigla que respeita a grafia antiga do nome da cidade, São Jorge dos Ilhéos, que é utilizada nos bilhetes de transporte aéreo.

Está entre as sete cidades mais populosas da Bahia (Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari, Itabuna, Juazeiro e Ilhéus).

Possui um PIB per capita que ultrapassa os 7 mil reais e abriga um importante polo de informática do Estado, além de ser centro regional de serviços junto com Itabuna. Sedia o Aeroporto Jorge Amado, que é portão de entrada para destinos muito procurados como Itacaré, Barra Grande, Canavieiras, Ilha de Comandatuba, Itabuna e a própria cidade de Ilhéus.

A cidade de Ilhéus tem infra-estrutura que permite, melhor que nenhuma outra no Estado, que se desenvolva esta atividade que cada vez mais pessoas no mundo procuram, que é o lazer e a vontade de descansar e aliviar o corpo da tensões cada vez maiores do trabalho. Hawaizinho, Olivença, Rio do Engenho, são alguns dos pontos turísticos que merecem uma visita à Ilhéus. A população gentil e hospitaleira, educados e respeitosos com o turista a mais.

Em abril de 2011 foi protocolado na Assembleia Legislativa da Bahia uma proposta do deputado Coronel Gilberto Santana (do PTN) para a criação da Região Metropolitana do Cacau, que englobaria os municípios de Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacã, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Itajuípe, Itacaré, Itapé, Itajú do Colônia, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una e Uruçuca.

Economia

Na agricultura, Ilhéus destaca como produtor de cacau. Porém, piaçava e dendê vem ganhando bastante espaço atualmente.

Distrito Industrial
Na indústria, Ilhéus destaca-se em toda a Mesorregião do Sul Baiano, por ser pólo de informática, ter um distrito industrial, diversas indústrias para manuseio e transformação do cacau e para criação de sofás.

Os serviços crescem em Ilhéus. Além do alto índice atual de emprego, a cidade apresenta um comércio em grande desenvolvimento, sendo o que mais cresce em toda a Mesorregião Sul Baiano. Nos serviços podemos destacar ainda os transportes de Ilhéus, a cidade possui grande frota rodoviária, e é uma das únicas cidades em seu estado a possuir aeroporto (o Aeroporto Jorge Amado) e porto (o Porto de Ilhéus, maior exportador de cacau do Brasil). A economia ilheense está prevista para crescer mais ainda com a implantação do moderno Porto Sul e a ferrovia Leste-Oeste que irão reverter o processo de estagnação da economia local, além do futuro aeroporto internacional.

Transportes

Ilhéus possui um aeroporto, Aeroporto Jorge Amado, administrado pela INFRAERO. Cinco grandes empresas aéreas operam na cidade: Avianca Brasil, Azul Linhas Aéreas, GOL Transportes Aéreos, TAM Linhas Aéreas e TRIP Linhas Aéreas para as cidades de Belo Horizonte (Confins), Brasília, Campinas, Rio de Janeiro (Galeão e Santos Dumont), Salvador, São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Vitória.

O Porto de Ilhéus é o maior porto exportador de cacau do Brasil e o primeiro a ser construído em mar aberto no Brasil, e que veio a ser inaugurado em 1971. É administrado pela CODEBA (Companhia das Docas do Estado da Bahia). É utilizado também para o desenvolvimento turístico da cidade por meio dos cruzeiros que Ilhéus recebe durante o verão.

Ilhéus conta com transportes intermunicipais que conduzem à outras cidades do interior do estado e para a capital, alé de coletivos que circulam pela cidade. A cidade conta também com uma linha semi-urbana de onibus que liga Ilhéus a Itabuna, com frequencia de ônibus a cada 15 minutos, feito pela empresa Rota de transporte intermunicipal.

Há a previsão de construção do Complexo Intermoldal, no município. Será um complexo na região norte da cidade, onde se localizarão o Novo Aeroporto Internacional de Ilhéus e o Novo Porto Internacional. O projeto também prevê a construção de uma ferrovia ligando Ilhéus ao estado de Tocantins, na região Norte do Brasil, a duplicação da BR-101 e a implantação de um gasoduto (Gasene).

Religião

Catedral de São Sebastião - Praça Dom Eduardo

Sua construção foi iniciada em 24 maio de 1931, sob o comando de Dom Eduardo Herberhold, segundo Bispo Diocesano e do arquiteto Salomão da Silveira. Sua dedicação em 21 de setembro de 1967, quando era bispo Dom Caetano Antonio dos Lima dos Santos, com a presença do Núncio Apostólico Dom Sebastião Baggio e diversas autoridades governamentais e eclesiástica. A partir desta data passou a ser a Sé da Diocese de Ilhéus, que foi criada em 20 de outubro de 1913, pelo Papa Pio X, desmembrada da Arquidiocese de São Salvador, a quem a Paróquia de São Jorge era subordinada desde 1556, quando foi criada pelo primeiro bispo brasileiro, Dom Pero Fernandes Sardinha. Na Catedral de São Sebastião estão sepultados dois bispos: Dom Eduardo Herberhold e Dom Valfredo Tepe.

A Catedral passou por uma reforma que terminou em Junho de 2010, deixando-a ainda mais bonita.

Cristo - Av. 2 de Julho
Estátua de 7,5 metros de altura, situada na entrada da barra, na avenida 2 de Julho. Inaugurada durante o governo municipal de Mário Pessoa, serve de referência estética, ética e religiosa para o povo de Ilhéus.

Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho - Av. Soares Lopes
Capela de Senhora Santana - Povoado Rio do Engenho

Igreja Matriz de São Jorge - Praça Rui Barbosa
Inaugurada em 1556, foi construída com pedras de cantaria e atualmente é a Igreja mais antiga do centro de Ilhéus. Sofreu diversas reformas através dos séculos, porém conservou seu estilo primitivo. Aí funciona o Museu de Arte Sacra de Ilhéus que guarda uma imagem secular de São Jorge, valiosas peças sacras dos Séculos XVI, XVII e XVIII e um painel da história de Ilhéus. Localizada na Rua Conselheiro Dantas, Centro.

Convento e Igreja Nossa Senhora da Piedade
Esse conjunto erguido em área urbana, é um belíssimo exemplar da arquitetura neogótica. O interior da Igreja é dotado de riquíssimo sacrário e na área do Convento funciona um colégio desde 1916, sob a direção das Irmãs Ursulinas. O Convento foi concluído em 1928 e domina uma das mais belas paisagens de Ilhéus. Hoje é também um local de realização de Congressos e Seminários. O conjunto fica na Rua Madre Thaís, no Alto da Piedade.

Museu Nossa Senhora da Piedade
O acervo do museu é composto de mobiliário antigo, louças, castiçais, crucifixos, diversos paramentos romanos usados por padres na celebração de missas, quadros e objetos diversos de uso pessoal de Madre Thaís, a fundadora do Instituto Nossa Senhora da Piedade em 1916. Das janelas e do pátio do museu pode-se Ter uma bonita vista da cidade e de várias praias.

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra Bahia criou o Encontra Ilhéus .

Blog do Guia da Cidade de Ilhéus

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Ilhéus por email
 

Limites - Cidades Vizinhas

Aurelino Leal, Buerarema, Coaraci, Itabuna, Itacaré, Itajuípe, Itapitanga, Una e Uruçuca.

Dados Principais sobre Ilhéus

Aniversário: 28 de junho
Fundação : 1534
Gentílico: ilheense
Area: 1 840,991 Km²
População 184 231 hab. (2010)
IDH 0,703 - médio
Prefeitura Ilhéus

Brasão de Ilhéus
Brasão de Ilhéus

Bandeira de Ilhéus
Bandeira de Ilhéus

Vídeo sobre a cidade de Ilhéus

Mapa de Ilhéus

 

Moradores ilustres de Ilhéus

 

   

  Tudo sobre o Encontra Bahia
Anuncie Aqui
Cadastre sua Empresa (grátis)
Fale Conosco


Termos do Serviço | Política de Privacidade