Ilhéus vai ganhar novo aeroporto

No conjunto de ações que visa dar uma nova dinâmica ao sul da Bahia, o secretário Rui Costa anunciou que até o próximo mês Ilhéus vai ter oficializada a construção de um novo aeroporto.

O equipamento será implantado em uma área de 979 hectares, próxima à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC). Ele será um aeroporto de passageiros e cargas, com duas pistas de 3 mil metros. Um investimento de cerca de R$ 270 milhões. “Serão beneficiados empreendedores do Polo Industrial de Ilhéus, turistas e toda a população da região”, disse Rui Costa.

Os últimos passos para a viabilização do projeto foram dados ontem pelo secretário da Casa Civil baiana, que esteve em Brasília para agilizar as providências. A União, através da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República (SAC-PR), delegará o novo aeroporto de Ilhéus ao Estado da Bahia até o mês de fevereiro.

O compromisso foi firmado ontem, durante reunião entre o secretário-executivo da SAC, Guilherme Ramalho, e o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, em Brasília.

Segundo o secretário Rui Costa, a delegação é um pedido do governo baiano, que tem o intuito de alavancar a aviação regional. “A concessão da gestão é essencial para que tenhamos o fortalecimento da aviação na região. O novo aeroporto faz parte do tripé de desenvolvimento traçado para o Sul da Bahia: aeroporto, ferrovia e porto”, explicou.

Ainda durante a reunião, ficou acertado que a ordem de serviço para o início das obras da pista de pouso e do pátio do novo aeroporto de Vitória da Conquista será assinada até fevereiro. Já no mês de março, sairá a licitação do terminal de passageiros, além da ampliação do aeroporto de Barreiras, que terá pista e terminal de passageiros reformados.




Deixe seu comentário