Ilhéus está inscrita no Programa Cidades Digitais

O município de Ilhéus, no Estado BA, foi inscrito no Programa Cidades Digitais, do Governo Federal, que tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos. Caso seja selecionada, Ilhéus passará a contar com uma imensa rede para conexão à internet, composta por 26 km de fibra ótica, que alcançará pontos extremos da cidade, como Iguape, na zona norte, N. S. da Vitória, na zona sul, e Salobrinho, na zona oeste. Além de beneficiar inúmeros órgãos, como escolas, faculdades e unidades de saúde, o programa possibilitará a criação de pontos de acesso para uso livre pela população e a capacitação de servidores públicos visando à utilização de novas ferramentas.

Na primeira fase da seleção para o programa, ocorrida em 2011, Ilhéus não conseguiu se inscrever. Com a reabertura do processo, o município ficou inicialmente excluído, uma vez que a seleção foi restrita a cidades de até 50 mil habitantes. Todavia, em virtude da importância do programa, o prefeito Jabes Ribeiro se reuniu há algumas semanas com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que garantiu que a sua equipe técnica analisaria uma solução capaz de permitir a participação de Ilhéus no processo de seleção para o programa.

De acordo com informações do Ministério das Comunicações, os municípios contemplados receberão softwares que serão utilizados pelos diversos setores governamentais, incluindo saúde na cidade de Ilhéus, tributos, finanças, educação e infraestrutura. A execução do programa também possibilitará a capacitação dos servidores públicos no gerenciamento da rede, no uso específico dos aplicativos e nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Também está prevista no programa a instalação de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços de grande circulação definidos pelas prefeituras.





Entre inúmeros outros benefícios, o Programa Cidades Digitais possibilitará a modernização da gestão pública, através da interligação dos setores da administração em uma única rede de fibra ótica. Com isso, a cidade ganha maior autonomia na internet, diminuindo gastos com provedores, suporte técnico, assistências técnicas e demais serviços terceirizados na área.

O programa favorece ainda à inclusão digital, a promoção à assistência social e ao incremento da arrecadação municipal, bem como um maior desenvolvimento da cidade nos meios tecnológico, cultural, educacional, econômico, comercial e autossustentável.

O secretário de Planejamento, Tecnologia e Orçamento de Ilhéus, Joaquim Bastos, destaca a importância da participação do município no Programa. “Caso Ilhéus seja selecionada, passaremos a ter 24 pontos de atendimento à população. Além disso, com a implementação do Cidades Digitais, inúmeros órgãos públicos estarão diretamente ligados à administração central da prefeitura, constituindo uma rede que agilizará o andamento dos processos ligados à gestão bem como a prestação dos serviços públicos”, diz.

Ação transversal

Resultado de ação transversal de articulação entre órgãos do Governo Federal, o Cidades Digitais conta com a parceria do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio de licitação na modalidade de registro de preço nacional para a aquisição dos aplicativos de softwares públicos básicos. O Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) oferecerá linhas de financiamento para kits de softwares e sistemas de gestão, bem como para ampliação das redes digitais das prefeituras. O orçamento destinado ao processo de implantação das cidades digitais é de R$ 40 milhões de reais.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ilhéus





Deixe seu comentário